Sem categoria

Ciclone subtropical assusta moradores de Salvador

Os moradores de Salvador e Região Metropolitana compartilharam do mesmo “medo” e espanto na tarde deste sábado (09), quando foram surpreendidos por um ciclone de pequenas proporções que atingiu o litoral com nuvens pesadas, forte chuva e muito vento. Para quem está acostumado apenas com sol, calor e dias de verão, o fenômeno climático foi uma novidade e tomou lugar de destaque nas redes sociais, principalmente para os moradores da Barra, que publicaram fotos impressionantes da nuvem negra que  encobriu o céu do Farol da Barra.

Foto: Luis Américo/Tarja Preta

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), esclareceu que, conforme previsto, formou-se na manhã deste sábado um ciclone subtropical sobre o mar próximo ao litoral do Estado do Espírito Santo e Sul do Estado da Bahia. A intensidade dos ventos associados a esse ciclone o caracteriza como Tempestade Subtropical, tendo sido nomeada GUARÁ.

A tempestade subtropical GUARÁ está ocasionando ventos muito fortes e ondas entre 3,0 e 5,0 metros de altura sobre o mar adjacente aos estados mencionados. O GUARÁ está se afastando da região costeira, deslocando-se inicialmente para Leste e a partir do final da noite deste sábado desviará para Sudeste. O efeito desse fenômeno deve perdurar até a segunda-feira (11 de dezembro), conforme consta nos avisos de mau tempo emitidos pelo CHM.
Alerta-se aos navegantes que evitem a região, e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.