Sem categoria

Velejador baiano conclui Transat Jacques Vabre após 21 dias de regata

O baiano Leonardo Chicourel, 32 anos, e o angolano José Guilherme Caldas, 56, concluíram na manhã desta segunda-feira (27) a regata Transat Jacques Vabre. A bordo do barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables, a dupla cruzou a linha de chegada no Terminal Náutico, no Comércio, após largar de Le Havre, na França, no último dia 5.
O veleiro competiu na Class40 e alcançou a 11ª colocação na categoria dos monotipos 40 pés. Desde a partida da cidade francesa até a Baía de Todos os Santos foram percorridos 8 mil quilômetros. Chicourel e Caldas navegaram por 21 dias, numa velocidade média de 8,88 nós (16,45 km/h).
O Mussulo 40 passou por dificuldades durante o trajeto em alto-mar e teve uma jornada bem agitada desde a largada. Nos primeiro dias de competição, a embarcação teve problemas e os atletas foram obrigados a fazer um pit-stop de mais de 24 horas em um porto de Camaret, na França. Durante o percurso, a dupla se adaptou às condições.
Competição – Com partida ocorrida no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, a Transat Jacques Vabre envolve 38 embarcações, que cruzam o atlântico com destino à capital baiana. A edição deste ano conta com velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã. As disputas envolvem as categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime.
A regata revive a antiga “Rota do Café”, quando navegadores de diversas partes do planeta deixavam o porto europeu rumo a algum país cafeicultor das Américas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.