NOVO CORONA VÍRUS – Mandeta confirma primeiro caso no Brasil

In Brasil On

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira, 26, o primeiro caso de coronavírus no Brasil, como havia sido antecipado na terça, mas informou que as medidas adotadas de vigilância e controle devem continuar as mesmas que já vinham sendo adotadas, uma vez que o País já havia decretado estado de emergência em saúde pública de interesse nacional.

Em coletiva à imprensa, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que neste momento está sendo feito um trabalho de mapeamento para identificar todos os passos e contatos deste primeiro paciente. O homem, de 61 anos, ficou na Itália entre 9 e 20 de fevereiro. Ele chegou a São Paulo no dia 21 vindo de aeroporto em Paris sem sintomas, como tosse, febre ou gripe. No domingo, ele fez uma reunião familiar e foi quando começou a sentir os primeiros sintomas e na segunda-feira procurou o Hospital Albert Einstein.

“Em função do nexo com a Itália, o pronto-atendimento teve padrão de excelência. Coletou o material. E ao confirmar que era positivo, fizemos a contra-prova, por controle, mas já adotamos todas as medidas de prática de atenção da saúde”, afirmou Mandetta.

“Mudamos a definição de casos às 17h30 da segunda e ele procurou o Einstein às 19h30”, disse Wanderson Kleber, da Secretaria de Vigilância em Saúde. O País tem hoje 20 casos suspeitos espelhados em: Paraíba (1 caso), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São Paulo (11) e Santa Catarina (2). Já foram descartadas 59 suspeitas.

Desses 20, 12 viajaram para a Itália. Um deles é por contato com o indivíduo que foi confirmado.

Este é o primeiro caso na América Latina. “O status sanitário não muda porque já tínhamos adotados as medidas dias atrás. É uma síndrome gripal, mais grave nas pessoas de mais idade. Os jovens são muito poupados”, disse o ministro.

“Entendo a preocupação da Itália, porque lá tem uma população de muitos idosos. Aqui vamos ver agora como o vírus vai se comportar em um país tropical, em pleno verão. Pode manter o mesmo padrão de transmissão do hemisfério norte, onde é inverno.

You may also read!

Grupo Petrópolis produz álcool 70% para doação na Bahia

O Grupo Petrópolis está trabalhando em parceria com o Governo do Estado na luta contra o avanço da Covid-19

Read More...

Adolescente suspeito de homicídio é apreendido

Um adolescente de 16 anos suspeito de matar um homem de 40, no distrito de Vera Cruz, foi apreendido,

Read More...

Maia e Alcolumbre pedem que Mandetta na deixe o cargo

Luiz Henrique Mandetta escutou ontem a entrevista de Jair Bolsonaro a Jovem Pan da residência oficial do Senado, com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu