ROMA – Lula se reúne com o papa Francisco e outras lideranças politicas

In Mundo On
- Updated

O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (13), em audiência privada no Vaticano, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu por volta de 16h locais (12h em Brasília), na Casa Santa Marta, e foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que tinha se reunido com o líder católico em 31 de janeiro.

Apesar do Vaticano não comentar a reunião, alegando que se trata de um evento informal e privado, Lula contou, pelo Twitter, que falou com Francisco sobre “um mundo mais justo e fraterno”. Já segundo o Instituto Lula, que publicou duas fotos do encontro, o Papa e o ex-mandatário discutiram “soluções para as injustiças e desigualdades no mundo”. Uma das imagens divulgadas mostra Francisco abençoando o petista com uma mão em sua testa.

Após o encontro com Francisco, Lula visitou a sede da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), em Roma. “É uma grande emoção ter Lula hoje, aqui, conosco. A CISL e o mundo sindical ainda precisam muito dele. Este encontro nos dá coragem e força para seguir adiante na nossa atividade sindical”, escreveu, no Twitter, a secretária-geral da CISL, Annmaria Furlan.

O petista se reuniu também com os líderes dos sindicatos CGIL e UIL, Maurizio Landini e Carmelo Barbagallo, respectivamente. “Eu não podia concluir minha visita à Itália sem encontrar as grandes centrais sindicais que, por muitos anos, me apoiaram e ajudaram minha atividade sindical. A luta segue adiante”, comentou o petista. Ao longo do dia, Lula ainda conversou com expoentes políticos italianos e membros do atual governo, como o ministro da Saúde, Roberto Speranza, o ex-primeiro-ministro Massimo d’Alema e o secretário do Partido Democrático (PD), Nicola Zingaretti.

“Belíssimo encontro com Lula. A sua luta pela liberdade e democracia no Brasil é a nossa luta”, escreveu o movimento político Articolo Uno nas redes sociais, com fotos de Lula ao lado de d’Alema e Speranza.

“Olhas nos olhos de cada pessoa. Enfrentar os problemas sem medo, sem atalhos da extrema-direita, que indica os inimigos e depois derruba a economia”, exaltou, por sua vez, Zingaretti.

“Belíssima conversa com Lula, um protagonista extraordinário das batalhas contra a desigualdade”, ressaltou. “Foi um prazer poder abraçar novamente o amigo Lula, que está em Roma para um encontro com o papa Francisco. Há cerca de dois anos, eu fui encontra-lo na prisão, em Curitiba. Revê-lo em liberdade foi uma grande emoção”, afirmou o ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri. Para Lula, a visita a Roma é sua primeira viagem internacional desde que deixou a prisão, em novembro, graças a um novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (SFT) para detenções em segunda instância. Por conta da reunião com o Papa, a Justiça Federal adiou um depoimento de Lula sobre a suposta venda de uma medida provisória para empresas automotivas, que estava previsto para 11 de fevereiro.

You may also read!

TÚLIO GADELHA (PDT-PE) – Propõe tipificação específica para crimes cometidos contra imprensa

Projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados propõe uma tipificação específica de crimes cometidos contra profissionais da imprensa.

Read More...

RODRIGO MAIA – “QUEM DERRUBA A ECONÔMIA É O CORONA VÍRUS”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, discursou hoje (26) no plenário da Casa e disse que quem

Read More...

WITZEL – STJ autoriza apreensão de obras de arte e busca em salas secretas

Na decisão que autorizou a Operação Placebo, o ministro do STJ Benedito Gonçalves permitiu a apreensão de “obras de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu