Economia

Economia Brasileira: Projeção de Inflação para 2024 é Reduzida para 3,5% pelo Ministério da Fazenda

O Boletim Macrofiscal divulgou nesta quinta-feira (21) que a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de inflação oficial para o ano de 2024, fixando-a em 3,5%, em comparação com a estimativa anterior de 3,55%. Ao mesmo tempo, a previsão de crescimento econômico permaneceu inalterada em 2,2%.

A redução na projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está alinhada com a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Destaca-se que para 2025, a estimativa avançou de 3% para 3,1%.

Um dos principais fatores que influenciaram essa revisão para baixo foi a desaceleração nos serviços, que têm impacto significativo na inflação. Além disso, a economia internacional também desempenhou um papel importante, com os preços de bens industriais ainda se beneficiando do excesso de capacidade ociosa na China, conforme apontado pela SPE.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para cálculo do salário mínimo e correção de aposentadorias, deverá fechar o ano com uma variação de 3,25%, mantendo-se no mesmo patamar do boletim anterior divulgado em novembro do ano passado. Por sua vez, a projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi reduzida de 4% para 3,5% em 2024, abrangendo o setor atacadista, custo da construção civil e consumidor final.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.