Mundo

Governo Argentino Anuncia Encerramento do Inadi em Medida para Reduzir o Estado

O governo argentino tomou uma decisão polêmica nesta quinta-feira, anunciando o encerramento do Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi). A informação foi divulgada pelo porta-voz da presidência, Manuel Adorni, durante uma conferência de imprensa.

“Foi tomada a decisão de avançar com o desmantelamento de institutos que não servem absolutamente para nada, como o Inadi”, afirmou Adorni, enquadrando o encerramento da organização como parte de um plano mais amplo para reduzir o tamanho do Estado, conforme defendido pelo presidente ultraliberal Javier Milei.

O Inadi, que atua na luta contra a discriminação e presta auxílio às suas vítimas, tem sido uma peça-chave na promoção da igualdade e na conscientização sobre questões relacionadas à xenofobia e ao racismo na Argentina. O anúncio do seu encerramento levantou preocupações e gerou críticas por parte de ativistas dos direitos humanos e grupos defensores da igualdade.

Javier Milei, conhecido por suas políticas econômicas e ideias ultraliberais, justificou a medida como parte de um esforço para “enxugar” o Estado e reduzir a intervenção governamental em diferentes setores. Contudo, a decisão levanta questionamentos sobre o compromisso do governo argentino com a promoção da igualdade e o combate à discriminação.

Organizações sociais e defensores dos direitos humanos já se manifestaram contra o encerramento do Inadi, argumentando que a medida pode representar um retrocesso nas conquistas alcançadas na luta contra a discriminação no país. O tema promete ser alvo de debates acalorados nos próximos dias, enquanto a sociedade argentina reflete sobre os impactos dessa decisão no cenário social e político do país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.