Cidade

Sucesso marca o Grande Cortejo do Natal de Salvador com Desfile Cultural Multicultural

Na noite desta quarta-feira (6), Salvador testemunhou um espetáculo de cores, música e cultura durante o Grande Cortejo do Natal, que contou com a participação do prefeito Bruno Reis. Após a celebração da missa campal pelo padre Lázaro Muniz na Praça Municipal, o desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo” encantou os presentes com sua diversidade cultural e beleza única.

O desfile, que começou na Rua Chile e seguiu até o Terreiro de Jesus, contou com a participação de cerca de 750 artistas, representando variadas linguagens artísticas. Dividido em alas temáticas, o cortejo misturou as tradições natalinas com as ricas manifestações culturais baianas, promovendo um espetáculo único de luzes e cores.

A apresentação teve início com a vibrante ala dos “Brincantes”, que trouxe personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau e a presença da Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas. A segunda ala mergulhou nas manifestações afro-baianas, destacando a Corte de Negra Jô, capoeiristas, o Samba de Roda e a ala dos Caboclos de Itaparica, em homenagem ao Bicentenário da Independência na Bahia.

A terceira ala destacou o talento baiano na dança, apresentando o internacional Balé Folclórico da Bahia, grupos de street dance, dançarinos de diversas vertentes e as quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró. O desfile culminou com um carro alegórico representando o Papai Noel Negro, simbolizando a diversidade da população soteropolitana.

As alas finais celebraram a diversidade do povo soteropolitano, com destaque para artistas da noite, carrinhos de cafezinho baianos, trupes de ciclistas e os animados garis da Limpurb. A folia natalina contou com três carros alegóricos, ambientada por tradicionais músicas natalinas com arranjos que incluíram instrumentos de percussão, triângulo, sanfona e berimbaus, promovendo um diálogo cultural envolvente.

Os espectadores, como Lívia Cardoso, moradora de Marechal Rondon, expressaram sua satisfação com a programação. “Estou achando a programação maravilhosa. Assisti a todo o desfile, aproveitei tudo, vim dançando desde o início. Eu amo o Natal, remete à família, é muito gostoso, e a minha família está toda aqui presente”, compartilhou.

Para aqueles que não puderam participar do espetáculo, haverá novas oportunidades nos dias 9 e 10 de dezembro, sempre às 18h30. Além disso, nos dias 16 e 17 e 23, um cortejo mais reduzido manterá viva a folia natalina na cidade, com carros alegóricos, músicos e personagens encantados. A programação do Natal de Salvador continua até o dia 6 de janeiro, oferecendo diversas atrações cenográficas, artísticas e musicais no Centro Histórico da cidade.

 

Foto: Foto-BettoJr-Secom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.