Bahia

Rui Costa e à revolução da educação na Bahia

Em uma ação inédita na história de um governante na Bahia, o governador Rui Costa (PT), tem feito uma maratona de visitas  às regiões  para realizar encontros com diretores e coordenadores da rede de ensino público do estado.

Com objetivo melhorar cada vez mais o diálogo com os profissionais da rede estadual de Educação, o governador Rui Costa se reuniu, nesta sexta-feira (8), com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 22 escolas do Núcleo Territorial de Educação de Itaberaba.

Este foi o quarto encontro realizado pela Secretaria da Educação com a presença do governador para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Já nos reunimos com profissionais dos núcleos de Alagoinhas, Jacobina e Seabra. Ao todo, estão previstos 27 encontros desse tipo com profissionais de diversas partes do Estado. O objetivo é melhorar esse diálogo e aproximar a secretaria cada vez mais das escolas”, explicou o Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Em todos esses encontros o governador Rui Costa inicia com uma preleção mostrando que aquele momento é um momento de diálogo e aprendizado para ele e para os gestores das unidades de educação. Sempre mostrando que foi através da educação que ele, de origem simples, que nasceu em uma favela, chegou ao posto de governador do estado. “Na escola não se aprende só matemática, física e química. Na escola também se aprende cidadania”, disse o governador para os professores em Itaberaba na última sexta-feira.

Disposto a enfrentar os problemas que colocam a Bahia em último lugar no Ideb. O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação – indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar.

Rui Costa mudou todo o primeiro escalão da educação do estado, e tem viajado com ele para todas as reuniões. O contato dos diretores e coordenadores com o primeiro escalão da Secretaria de Educação é diminuir o ruído e à burocracia que são causadores dos problemas estruturais na rede do estado. O governador foi claro e disse que a intenção é: “Aproximar a Secretaria de Educação no local onde ela acontece: nas escolas. É fundamental escutar o que dizem os representantes das escolas de todas as regiões da Bahia, para compreender melhor cada realidade e as suas necessidades”.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.