Economia

Governo Lula debate estratégias para alívio na conta de luz alocando R$35 bilhões

Após a publicação de uma medida provisória visando reduzir a conta de luz em até 5% neste ano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentra esforços em debater estratégias para garantir alívios nas faturas a partir de 2025. As discussões internas giram em torno da necessidade de até R$ 35 bilhões anuais para esta missão crucial.

De acordo com informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo, a tarifa de energia é uma das principais preocupações do mandatário diante da recente queda de popularidade identificada nas pesquisas, juntamente com os preços de alimentos e combustíveis.

Fontes próximas às discussões revelam que uma das propostas em consideração é a utilização de recursos do próprio Orçamento da União. Contudo, esta ideia enfrenta resistência por parte do Ministério da Fazenda, que busca manter a trajetória de melhora nas contas públicas, apesar do esgotamento das alternativas disponíveis.

O tema ganhou ainda mais importância após a assinatura da MP por Lula, uma vez que, apesar de proporcionar uma redução imediata nas contas, ela acarreta um efeito rebote que pressiona as tarifas nos anos subsequentes. Isso se deve à antecipação de recursos a serem pagos pela Eletrobras no futuro para abater a conta atualmente, diminuindo a disponibilidade de recursos para reduções futuras.

O ministro Alexandre Silveira, responsável pela pasta de Minas e Energia, reconheceu a magnitude do desafio em manter as tarifas mais baixas nos anos seguintes. Em sua visão, a tarefa de reduzir os preços da energia precisa ser uma preocupação constante do governo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.