Bahia

ACM NETO e a busca pela retomada da economia em Salvador

O prefeito ACM Neto (DEM) falou, nesta sexta-feira (10/7), durante acompanhamento das medidas regionalizadas contra a Covid-19 na Liberdade, sobre alguns pontos das diretrizes do plano que vai estimular a economia da capital baiana, quando as atividades forem retomadas após o fim da pandemia de Covid-19. De acordo com o gestor municipal, serão 100 ações, no total, que serão lançadas com mais detalhes nos próximos dias.
Neto adiantou que as ações envolvem diversas áreas, como tributária, infraestrutura e mobilidade e geração de empregos, por meio de investimentos privados. Duas dessas medidas já forma anunciadas pela prefeitura: a emissão de certidões negativas de débito junto ao município para as empresas que estavam inadimplentes até o dia 15 de março (mesmo que tenham mudado de condições após essa data), e a prorrogação do pagamento do IPTU de agosto para dezembro.
“Essas medidas visam beneficiar principalmente aqueles que sempre pagaram os compromissos em dia e que tiveram problemas após os efeitos da pandemia começarem a ser sentidos na cidade, a partir de março. Em breve, lançaremos esse conjunto de 100 medidas, que envolve diversas diretrizes além da tributária”, explicou o prefeito.
O democrata também declarou que o plano inclui a geração de, pelo menos, 30 mil empregos. “Teremos investimentos pesados na área de infraestrutura via financiamentos junto ao governo federal e operações de crédito internacionais. Também faremos anúncios importantes de novos empreendimentos privados articulados pela Prefeitura que vão gerar pelo menos 30 mil empregos em Salvador. Haverá, ainda, o viés do ordenamento para melhorar a mobilidade na pós-pandemia, com ampliação de ciclovias e ciclofaixas e ampliação das calçadas e passeios para tentar aliviar a busca pelo transporte público. Além disso, na retomada, bares e restaurantes poderão, com ordenamento, ocupar mesas nas calçadas, o que nos dará uma segurança maior”, esclareceu o gestor.
Segundo ACM, o plano terá estratégias específicas na área urbana e também no turismo, além de estímulo ao setor de tecnologia e medidas de sustentabilidade. As medidas incluem ainda um pacote com ações sociais, e estratégia de ampliação do número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.