Bahia

Governo da Bahia entrega equipamentos para catadores de material reciclável e lança EcoFolia Solidária no Carnaval 2024

Em um ato simbólico realizado no estacionamento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o Governo da Bahia entregou nesta quinta-feira (07) um conjunto de equipamentos para beneficiar catadores de material reciclável durante o Carnaval 2024 e ao longo do ano. O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior participaram do evento, que marcou também o lançamento oficial da ação EcoFolia Solidária – o Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente.

Com um investimento de aproximadamente 3,2 milhões de reais, a iniciativa contempla 2.500 catadores de materiais recicláveis de 16 cooperativas parceiras. Entre os equipamentos entregues estão 15 prensas elétricas, 20 balanças eletrônicas, 15 carrinhos elétricos e seis triciclos, visando facilitar e otimizar a coleta dos resíduos.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, ressaltou que a ação deste ano tem como objetivo aumentar os ganhos dos trabalhadores, estruturando melhor a cadeia produtiva. Além dos equipamentos temporários para o Carnaval, a iniciativa inclui a distribuição de equipamentos permanentes para as cooperativas, visando um impacto duradouro na melhoria das condições de trabalho.

Durante o Carnaval, o projeto EcoFolia Solidária proporcionará fardamento adequado, botas, luvas, mochila e equipe técnica para os catadores, que contarão com 10 centrais de coleta estrategicamente localizadas próximas aos principais circuitos da folia. A ação também visa eliminar a presença de atravessadores, permitindo que os materiais coletados sejam vendidos diretamente às cooperativas parceiras.

Mulheres em foco e Bloquinho Eco Folia Solidária

Uma novidade em 2024 é o Espaço EcoFolia Solidária exclusivo para mulheres catadoras, proporcionando um ambiente de descanso, café da manhã e serviços como massagem terapêutica e acupuntura. A iniciativa busca valorizar o papel das mulheres, que representam cerca de 80% dos trabalhadores nas centrais de recolha.

Como parte da ação, o Bloquinho Eco Folia Solidária desfila no circuito Barra-Ondina, com o objetivo de conscientizar os foliões sobre a importância da coleta seletiva e valorizar o trabalho dos catadores. A proposta é engajar os participantes na causa, distribuindo ventarolas do EcoFolia Solidária ao longo do percurso, animado pelo Rixô Elétrico.

A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Setre em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural, Assistência e Desenvolvimento Social, e de Políticas para as Mulheres, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e promovendo o respeito aos trabalhadores do setor de reciclagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.