Polícia

Itabuna 0- Médico preso por racismo em unidade de saúde do Estado

Nesta quarta-feira (21), um médico obstetra foi preso na cidade de Itabuna, sul da Bahia, acusado de agredir verbalmente uma auditora que prestava serviços à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Segundo informações o profissional de saúde, identificado como Luís Leite, teria proferido comentários racistas durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto, onde estava de plantão.

A vítima, uma mulher negra, denunciou que o médico a abordou elogiando a cor da pele e insinuando que sua beleza se devia ao “sangue branco”. A delegada Lisdeili Nobre, responsável pela investigação do caso, destacou que a vítima considera a frase como racista. “Ela estava no hospital quando foi abordada por esse médico, elogiando a cor da pele e afirmando que se ela tem uma pele bonita é porque ela tem sangue de branco”, explicou Nobre.

Apesar da acusação, a defesa do médico nega que ele tenha praticado qualquer ato criminoso. Um pedido judicial para que o obstetra responda pelo crime em liberdade será lançado nos próximos dias. Entretanto, antes disso, está agendada uma audiência de custódia para esta quinta-feira (22).

O caso reacende debates sobre racismo no ambiente de trabalho e destaca a importância da conscientização e combate a atitudes discriminatórias. A Sesab ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente, mas espera-se que medidas internas sejam tomadas para abordar a questão e garantir um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.