Mundo

Retirada de Funcionários Diplomáticos: Estados Unidos respondem à escalada da violência de gangues no Haiti

Os Estados Unidos e outras missões diplomáticas no Haiti iniciaram uma operação de retirada de funcionários de embaixadas devido à crescente violência de gangues na capital, Porto Príncipe. No domingo (10), o Comando Sul dos EUA anunciou que realizou uma operação para transportar funcionários não essenciais da embaixada dos EUA, visando reforçar a segurança diante da onda de ataques coordenados que assolam a cidade.

A capital haitiana tem enfrentado uma série de ataques de gangues altamente coordenados contra instituições policiais e estatais, ameaçando desestabilizar o governo e forçando dezenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas em busca de segurança.

O presidente Joe Biden, através de um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, afirmou que a operação foi aprovada e expressou profunda preocupação com a situação no Haiti. O Comando Sul dos EUA declarou que a retirada de funcionários é consistente com “a prática padrão para o aumento da segurança da Embaixada em todo o mundo”.

A medida reflete a seriedade da situação, onde as autoridades norte-americanas estão tomando precauções para garantir a segurança de seus diplomatas diante do ambiente tenso em Porto Príncipe. A violência de gangues tem gerado uma crise humanitária, deslocando milhares de pessoas e colocando em xeque a estabilidade do governo local.

A comunidade internacional observa com atenção os desdobramentos no Haiti, enquanto as autoridades dos Estados Unidos buscam salvaguardar seus cidadãos e interesses diplomáticos em meio à instabilidade na região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.