Bahia

“Mulheres Malês”, espetáculo de Lauro de Freitas, integra Festival de Teatro do Interior da Bahia

A construção racial e de gênero permeiam o espetáculo “Mulheres Malês – nas margens do rio”, produzido em Lauro de Freitas, com autoria e direção de Heme Costa Almeida Santana, que estará em cartaz nos dias 20 e 21 de outubro, às 19 horas, no Teatro Cidade do Saber. A peça faz parte da mostra competitiva que integra a programação da 3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia.

Com elenco composto por Paula Lima, Valesca Barreto, Priscila Laika, Helena Pinheiro, Heloísa Maria, Thaís Oliveira, Camila Ribeiro e Clismeire Silva, o espetáculo é embasado no Levante do Rio Joanes e traz um olhar a partir da construção racial e de gênero através de uma linguagem sensível e lúdica, relembrando sobretudo as mulheres que fizeram parte deste processo, Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.

A montagem se passa na noite anterior ao levante, possui um recorte individual, debruçando-se sobre os medos, dúvidas e inquietudes que antecederam a batalha mais sangrenta da história da Bahia, ao passo que também, dialoga com a atualidade e a importância da salvaguarda ancestral. O Levante do Rio Joanes foi a insurreição Malê que aconteceu em 28 de fevereiro de 1814, tendo início em Salvador com o propósito de seguir até o Recôncavo, sendo bloqueados às margens do Rio Joanes na região de Santo Amaro de Ipitanga, hoje então Lauro de Freitas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.