Bahia

Avanço significativo na construção da Ponte Salvador-Itaparica com a chegada de equipamentos chineses

Após a chegada à Bahia de seis contêineres com equipamentos e materiais destinados à sondagem da Ponte Salvador-Itaparica, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que este evento representa mais um passo concreto para o avanço do projeto. O comboio, proveniente da China, chegou a Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, no último sábado (9).

As imagens do transporte dos equipamentos foram compartilhadas pelo governador nas redes sociais, onde ele ressaltou o comprometimento com o desenvolvimento da Bahia. Dentre os equipamentos transportados estão três perfuratrizes especiais, fundamentais para a sondagem em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos, incluindo um sistema de compensação de ondas desenvolvido pela tecnologia chinesa.

Além das perfuratrizes, os contêineres abrigam uma variedade de equipamentos, como cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e laboratório para análise geotécnica do material coletado no mar. Até domingo (10), mais quatro contêineres devem chegar, totalizando dez.

A sondagem é uma etapa crucial para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. Com as perfuratrizes, serão coletados fragmentos do solo no local dos pilares, sendo posteriormente enviados para análise detalhada em laboratório.

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica, estimado em aproximadamente R$ 9 bilhões, resulta de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês. Além de ser a maior ponte da América Latina, com 12.4 km sobre o mar, o projeto contempla novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz, prometendo impulsionar a economia e gerar sete mil empregos, beneficiando 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. O investimento visa fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novos empreendimentos e impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.