Crônicas de Domingo

A democracia brasileira existe, mas para quem?

Entre os privilégios de uma elite que nunca deixou o poder e as limitações da representação popular, o Brasil continua enfrentando uma contradição histórica: o povo escolhe seus representantes, mas nem sempre consegue decidir os rumos do próprio país.

A democracia brasileira carrega uma contradição que precisa ser discutida com coragem. Somos chamados às urnas para escolher nossos representantes, mas, depois das eleições, descobrimos que a vontade popular precisa atravessar um verdadeiro labirinto de interesses econômicos, acordos políticos e privilégios históricos para se transformar em realidade. Afinal, que democracia é essa em que milhões de brasileiros precisam lutar durante décadas por direitos elementares, enquanto uma pequena parcela da sociedade continua decidindo os destinos da maioria?

Não podemos discutir democracia no Brasil ignorando a nossa história. Foram mais de três séculos de escravidão, uma República construída sem participação popular efetiva e 21 anos de ditadura militar. Durante boa parte dessa trajetória, negros, mulheres, trabalhadores e pobres foram afastados dos espaços de decisão. A Constituição de 1988 representou uma conquista extraordinária, mas não apagou séculos de desigualdade. O Brasil conquistou a democracia eleitoral sem democratizar plenamente o poder econômico e político.

A chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2003, representou uma mudança histórica na ocupação do poder. Pela primeira vez, um operário oriundo das camadas populares chegava ao Palácio do Planalto. Seus governos ampliaram políticas de combate à fome, acesso à educação, inclusão social e valorização dos trabalhadores. Entretanto, mesmo essas transformações precisaram enfrentar resistências de setores econômicos e políticos que historicamente concentraram o poder no país.

É justamente nesse ponto que surge uma das maiores contradições do nosso sistema político. Para aprovar medidas que beneficiem milhões de brasileiros, como o fim da escala de trabalho 6×1, a ampliação de direitos sociais ou mudanças na tributação dos mais ricos, é necessário negociar com um Congresso frequentemente marcado por interesses divergentes. Enquanto parlamentares discutem acordos, concessões e estratégias eleitorais, milhões de trabalhadores continuam enfrentando jornadas exaustivas, salários insuficientes e dificuldades para garantir uma vida digna.

Mas seria correto afirmar que negociar significa abandonar os princípios? Não necessariamente. A democracia pressupõe diálogo, divergência e construção de maiorias. O problema começa quando a negociação se transforma em moeda de troca para preservar privilégios. Quando direitos fundamentais dependem da conveniência de grupos econômicos ou de interesses eleitorais, a representação política se distancia das necessidades da população.

Também precisamos enfrentar outra questão: quem consegue chegar ao Congresso Nacional? Embora negros e mulheres constituam parcelas expressivas da sociedade brasileira, continuam sub-representados nos espaços de poder. Jovens das periferias, trabalhadores rurais, indígenas e pessoas que enfrentam a pobreza encontram obstáculos muito maiores para disputar eleições em condições de igualdade. O direito de ser candidato existe formalmente, mas as condições reais de competição estão longe de ser iguais.

Não basta dizer que todos podem votar quando nem todos têm as mesmas oportunidades de disputar o poder. Uma democracia que reproduz sistematicamente os mesmos sobrenomes, as mesmas famílias políticas e os mesmos grupos econômicos precisa ser questionada. O voto é fundamental, mas não pode ser o único instrumento de participação popular.

É nesse contexto que a expressão democracia burguesa ganha força no debate político. Ela traduz a crítica a um sistema no qual a igualdade jurídica convive com desigualdades econômicas profundas. O trabalhador tem um voto, assim como o empresário milionário. Entretanto, o poder de financiar campanhas, influenciar decisões e pressionar governos está distribuído de maneira profundamente desigual.

Isso significa que a democracia não existe? Não. Significa que a democracia brasileira é incompleta, desigual e permanentemente disputada. Negar sua existência seria ignorar conquistas históricas, como a liberdade de expressão, o direito de organização política, as eleições livres e a possibilidade de substituir governantes pelo voto. Direitos que desapareceram ou foram severamente restringidos durante a ditadura militar.

Entretanto, defender a democracia não pode significar aceitar passivamente suas imperfeições. Muito menos transformar a necessidade de negociação em desculpa para a imobilidade. A democracia precisa produzir resultados concretos na vida das pessoas. Precisa garantir comida, moradia, educação, saúde, trabalho digno e oportunidades reais de participação política.

O maior risco para a democracia brasileira não está apenas naqueles que defendem abertamente soluções autoritárias. Está também na naturalização de um sistema que promete igualdade, mas frequentemente entrega privilégios; que anuncia participação popular, mas concentra decisões; que exige paciência dos pobres enquanto protege a urgência dos interesses dos poderosos.

A fome não espera uma negociação parlamentar. O desempregado não pode esperar o próximo acordo político. A mãe que não consegue alimentar seus filhos não tem tempo para acompanhar os cálculos eleitorais de Brasília.

Por isso, a democracia não pode ser reduzida ao ritual de apertar botões numa urna eletrônica a cada dois anos. Ela precisa estar presente nas escolas, nas fábricas, nas comunidades, nos sindicatos, nas universidades e nos espaços onde a população constrói diariamente sua existência.

O Brasil não precisa de menos democracia. Precisa de uma democracia mais profunda, participativa e socialmente justa. Uma democracia em que a maioria não seja lembrada apenas durante as campanhas eleitorais, mas respeitada quando chega a hora de distribuir recursos, garantir direitos e definir prioridades.

Afinal, a pergunta que deveria incomodar toda a sociedade brasileira não é simplesmente se vivemos ou não em uma democracia.

A verdadeira pergunta é: de que adianta o povo ter o direito de escolher quem governa se continua encontrando tantas dificuldades para influenciar aquilo que o governo decide?

Enquanto essa contradição permanecer, nossa democracia continuará sendo uma promessa ainda não plenamente cumprida.

E uma democracia que não consegue transformar a vida da maioria precisa ser transformada — não destruída.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?