Economia

Ministério da Fazenda afirma: “Não houve ataque externo ao Siafi, mas sim problema de autenticação”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esclareceu hoje que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Tesouro Nacional não foi resultado de um ataque externo de hackers, mas sim de um problema de autenticação. Segundo Haddad, indivíduos utilizaram indevidamente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para acessar o sistema e supostamente desviar recursos federais.

Haddad afirmou: “Não foi um hacker que quebrou a segurança [do Siafi], não foi isso. Foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e está rastreando para chegar aos responsáveis.” Ele ressaltou que o sistema em si está intacto e que o incidente foi resultado de alguém que tinha acesso às credenciais.

O caso, divulgado inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo, está sendo investigado pela Polícia Federal. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também entrou na investigação, colaborando com as autoridades competentes.

Em nota divulgada pelo Tesouro Nacional, foi confirmado que não houve invasão ao Siafi, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. O órgão afirmou estar tomando medidas adicionais para reforçar a segurança do sistema e está colaborando plenamente com as investigações em curso.

A transparência e a segurança dos sistemas governamentais são prioridades, conforme destacado pelo Tesouro Nacional, que se comprometeu a zelar pelas informações e a conduzir todas as medidas necessárias até o término das investigações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.