Economia

Economia global cresce mais rápido do que o esperado, revela OCDE

A economia global está experimentando um crescimento mais robusto do que o previsto, impulsionada pela resiliência dos Estados Unidos e pela convergência da inflação em direção às metas, relata a OCDE.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano foi elevada para 1,9%, enquanto para 2025 subiu para 2,1%. Essas revisões para cima refletem uma perspectiva mais otimista para o país.

Por outro lado, a economia global manterá uma taxa de crescimento de 3,1% observada no ano passado, mas espera-se que acelere para 3,2% no próximo ano. Esses números representam uma atualização das previsões anteriores de 2,9% e 3%, respectivamente.

A OCDE aponta que a fraqueza da Europa e do Japão será compensada pelos Estados Unidos, cuja previsão de crescimento foi elevada para 2,6%, em comparação com a estimativa anterior de 2,1%. No entanto, espera-se que o crescimento dos EUA arrefeça para 1,8% no próximo ano, um pouco acima dos 1,7% estimados anteriormente.

Uma queda mais rápida do que a esperada na inflação preparou o terreno para que os principais bancos centrais iniciassem cortes nas taxas de juros no segundo semestre do ano. Essa medida, ao mesmo tempo, alimentou ganhos na renda dos consumidores, conforme destacado pela OCDE em sua mais recente Perspectiva Econômica.

Além disso, impulsionada pelo estímulo fiscal, a economia da China também deverá crescer mais rápido do que o esperado, com uma previsão de expansão de 4,9% em 2024 e 4,5% em 2025, em comparação com as previsões anteriores de 4,7% e 4,2%, respectivamente.

Apesar da fraqueza contínua na Alemanha, o crescimento da zona do euro foi projetado em 0,7% este ano e 1,5% no próximo ano. A inflação mais baixa na região aumenta o poder de compra das famílias e abre caminho para cortes nas taxas de juros, de acordo com a OCDE, que havia previsto anteriormente um crescimento da zona do euro de 0,6% este ano e 1,3% em 2025.

Entretanto, a perspectiva para o Reino Unido foi uma das poucas a ser rebaixada, com a OCDE prevendo agora expansão de apenas 0,4% este ano, em comparação com 0,7% anteriormente. Conforme as taxas de juros comecem a cair a partir do terceiro trimestre deste ano, o crescimento do Reino Unido foi estimado em 1% em 2025, em comparação com 1,2% previstos em fevereiro.

Enquanto isso, no Japão, os ganhos de renda, a política monetária frouxa e os cortes temporários de impostos ajudarão a taxa de crescimento a acelerar de 0,5% em 2024 para 1,1% em 2025, em comparação com as previsões anteriores de 1% para ambos os anos, conforme informado pela OCDE.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.