Bahia

Novo avanço no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú: Estudo de viabilidade técnica é iniciado

Nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, marcaram um novo marco no desenvolvimento do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no interior da Bahia. Em uma visita à cidade de Iuiú, deram início ao estudo de viabilidade técnica do projeto, que promete trazer benefícios significativos para a região.

O projeto de irrigação, que abrangerá a região do médio São Francisco, compreendendo os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi, visa a realização de obras de captação e distribuição de água. Com um investimento de R$ 5,5 milhões nesta etapa, espera-se a geração de 160 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando aproximadamente 125 mil pessoas.

Além disso, o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional através da Codevasf, busca consolidar o anteprojeto de engenharia e estudo ambiental, priorizando atividades de médio impacto para evitar desapropriações, desestruturação fundiária e desmatamento de novas áreas.

Para o ministro Waldez Góes, a agricultura irrigada representa um potencial importante para o desenvolvimento regional, contribuindo para a produção de alimentos e a geração de oportunidades. Destacou ainda o caráter inclusivo e democrático desse tipo de iniciativa.

O Vale do Iuiú, já conhecido como o maior produtor de frutas do país, tem potencial para se tornar o maior projeto de irrigação da América Latina, dadas suas condições favoráveis de solo, clima e infraestrutura. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância do engajamento da comunidade nessa nova etapa do projeto, ressaltando os benefícios sociais que ele trará, incluindo o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e melhorias em áreas como saneamento, educação e saúde.

Além dos avanços no projeto de irrigação, diversas outras entregas foram realizadas em Iuiú, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores. Destaque para a inauguração da Lagoa da Amizade, que se tornou um importante espaço de lazer para a comunidade, e para as obras de infraestrutura viária e segurança pública, que visam garantir o desenvolvimento e o bem-estar da população local.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.