Politica

Presidente Lula cobra visibilidade para obras federais em reunião ministerial

Em sua última reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a importância da visibilidade das obras federais realizadas durante seu terceiro mandato. Enquanto se aproxima o ano eleitoral de 2024, o Palácio do Planalto demonstra preocupação com as disputas municipais, especialmente nas capitais do “Triângulo das Bermudas.” O objetivo é utilizar a campanha para nacionalizar o confronto com o bolsonarismo, mas para isso, o governo precisa de uma identidade clara e reconhecível.

Apesar de não abordar diretamente as eleições municipais, Lula enfatiza a necessidade de sua equipe promover as “entregas” do governo durante inaugurações pelo país. A insatisfação do presidente é evidenciada pela falta de destaque nas propagandas dos partidos aliados, que muitas vezes omitem a associação com o governo federal em suas realizações.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, expôs a contrariedade em relação à falta de capitalização dos feitos do governo em cada estado. Ele destaca que a base aliada não assume integralmente o governo, o que pode comprometer o desempenho nas eleições de 2024 e, posteriormente, em 2026.

A polarização com o ex-presidente Jair Bolsonaro é incentivada por Lula, que prevê um cenário de disputa acirrada nos municípios. Contudo, a parceria instável do governo no Congresso, composta por partidos de diferentes espectros ideológicos, pode resultar em rivalidades entre aliados e petistas nas eleições municipais.

Apesar das divergências internas, a propaganda de fim de ano do governo destaca a mensagem “O Brasil é um só povo”, contrastando com as divisões evidentes nos bastidores do Palácio do Planalto. O desafio para Lula é unificar a base aliada, garantir a visibilidade das realizações federais e consolidar uma estratégia para as eleições de 2024 e além.

Foto: Ricardo Stuckert

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.