Bahia

Aumento alarmante: Dengue faz mais vítimas na Bahia, chegando a 27 mortes

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) reportou um aumento alarmante nas mortes por dengue no estado, elevando o número total para 27, com a confirmação de mais quatro casos fatais. Os registros mais recentes ocorreram em municípios como Vitória da Conquista, Jacaraci, Piripá e outros, elevando a preocupação com a propagação da doença.

Até o último dia 30 de março, os casos prováveis de dengue na Bahia alcançaram um total de 95.890, representando uma incidência de 678,1 casos por 100.000 habitantes. Em comparação ao mesmo período no ano anterior, o estado enfrentou um aumento alarmante de 536,6% nos casos. A situação é crítica, com 275 municípios em estado de epidemia, 56 em risco e 16 em alerta.

Em resposta à emergência de saúde pública, cerca de 15 mil doses de vacinas contra a dengue começaram a ser redistribuídas aos municípios nesta terça-feira (2), com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar. O critério de distribuição, definido pelo Ministério da Saúde, prioriza as cidades com maior número de casos notificados este ano, visando conter o avanço da doença.

“A chegada dessas vacinas é uma medida crucial para enfrentarmos essa epidemia. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todas as doses sejam utilizadas antes do vencimento, que é até o dia 30 de abril”, declarou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ela enfatizou a importância da vacinação, especialmente para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, que têm apresentado maior índice de hospitalização devido à dengue, conforme estudos recentes.

A situação permanece sob monitoramento constante das autoridades de saúde, que intensificam esforços para conter a propagação da doença e proteger a população contra os riscos associados à dengue.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.