Cidade

Equipes da Salvamar em alerta durante frente fria em Salvador

Com a chegada de uma frente fria em Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está implementando um esquema especial de plantão para garantir a segurança dos banhistas e moradores da cidade. Sob a liderança do coordenador Kailani Dantas, equipes de salva-vidas estão operando em regime de ronda nas praias, com viaturas posicionadas estrategicamente para prevenir incidentes no mar.

“A Salvamar não indica o banho de mar nesse período, pois está muito perigoso. Temos equipes rondando as praias, fazendo essa prevenção e, além disso, estamos a postos para apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em qualquer eventualidade de alagamento na cidade, com embarcação e equipes prontas para qualquer solicitação”, afirmou Dantas.

Durante a frente fria, as equipes da Salvamar também estão preparadas para atuar em áreas alagadas, utilizando embarcações para resgatar pessoas em situação de risco. “A equipe é especializada e capacitada para estar dando esse apoio, já que fazemos parte do grupo de prevenção de acidentes da Codesal”, ressaltou o coordenador.

Com uma estrutura robusta, a Salvamar conta com 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, desde as praias de Jardim de Alah até Ipitanga. Além disso, quatro postos móveis estão em operação diária, atendendo também a eventos do município. A organização dispõe de diversos equipamentos, incluindo moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.

Os salva-vidas não apenas realizam operações de resgate, mas também implementam medidas preventivas, educacionais e de orientação para evitar afogamentos e garantir a segurança dos frequentadores das praias.

Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato diretamente com os profissionais nas praias ou acionar o serviço pelo número (71) 3202-4970. Nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo número 193. Para situações de áreas alagadas, a Codesal disponibiliza o número gratuito 199 para chamadas de emergência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.