Politica

Deputados bolsonaristas assumem presidência de importantes comissões na Câmara de Deputados

Na noite de quarta-feira (6), a deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, representando um revés para o governo Lula (PT). Com 49 votos favoráveis e 9 em branco, Caroline, integrante da ala mais bolsonarista do PL, assume a liderança da principal comissão da Casa, por onde todos os projetos tramitam.

Em seu segundo mandato, a deputada destacou sua atuação contra o governo petista ao longo de 2023. Em pronunciamento após a eleição, Caroline afirmou que sua gestão será pautada pela transparência, equilíbrio e diálogo com todas as bancadas, respeitando a Constituição Federal e o regimento interno da Câmara.

Simultaneamente, o PL indicou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para presidir a Comissão de Educação, uma escolha que gerou insatisfação entre líderes da base governista, considerando-a uma afronta ao Executivo. Nikolas, um dos parlamentares mais ativos da oposição ao governo Lula, foi eleito com 22 votos favoráveis e 15 em branco, sob protestos da esquerda.

Líderes partidários se reuniram com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), buscando adiar a instalação dos colegiados, mas o pedido foi negado. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), indicou que houve um acordo para a indicação de vice-presidentes em troca de pacificação.

O PL também presidirá as comissões de Esporte, Segurança Pública e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. O deputado Pastor Eurico (PL-PE) assume a presidência desta última, tendo sido o relator do projeto que proibiu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em 2023.

A Comissão de Educação enfrentou críticas de parlamentares governistas, enquanto Nikolas prometeu uma gestão plural e debates saudáveis. O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara, defendeu a legitimidade da escolha, considerando-a apropriada para romper com a histórica predominância da esquerda na comissão.

A federação PT-PC do B-PV comandará seis comissões estratégicas, incluindo Saúde, Fiscalização Financeira e Controle, Cultura, Direitos Humanos, Amazônia e Povos Originários, e Mulheres. O governo Lula manifestou prioridade na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, essencial para convocar ministros de Estado, visando evitar desgastes similares aos ocorridos em 2023.

O cenário político na Câmara dos Deputados promete debates acirrados e estratégicos, refletindo a diversidade de perspectivas e interesses presentes no atual panorama nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.