Economia

Recorde histórico: Pix ultrapassa 200 milhões de transações em 24 horas, mas enfrenta instabilidades

O sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), conhecido como Pix, alcançou um novo patamar na última sexta-feira (5), registrando mais de 200 milhões de transações em apenas 24 horas. Este marco representa um avanço significativo para a modalidade, porém, diferentemente de ocasiões anteriores, a alta demanda gerou desafios de estabilidade em diversas instituições financeiras.

Segundo dados divulgados pelo BC, no dia 5 de abril, foram realizadas 201,6 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Contudo, ao longo do dia, muitas instituições enfrentaram instabilidades na ferramenta Pix, enquanto os sistemas do órgão regulador mantiveram sua estabilidade operacional.

No sábado seguinte (6), o volume de transações permaneceu elevado, atingindo a marca de 171,4 milhões de operações. O Banco Central destacou que esse número representa um recorde para um dia típico de fim de semana. Anteriormente, o recorde diário estava registrado em 7 de março, com 178,686 milhões de transações.

Desde sua criação em novembro de 2020, o Pix tem demonstrado um crescimento exponencial. No final de março, as estatísticas mensais mais recentes indicavam que o sistema acumulava 161,99 milhões de usuários, sendo a maioria pessoas físicas. Já em fevereiro, o sistema superou a marca impressionante de R$ 1,71 trilhão em transações movimentadas.

Apesar dos desafios enfrentados devido à alta demanda, o Pix continua a se firmar como uma peça fundamental no cenário das transações financeiras do Brasil, proporcionando agilidade e praticidade para milhões de usuários em todo o país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.