Bahia

Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme completa um ano de funcionamento na Bahia

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim (CERPDF) comemora hoje seu primeiro ano de operação na Bahia, representando uma mudança significativa na abordagem da saúde pública do estado. Desde sua inauguração, o centro tem se destacado pelo atendimento especializado e pela busca da descentralização do tratamento para garantir acesso a todos os cidadãos.

Com uma estrutura abrangente, o CERPDF oferece uma variedade de serviços médicos, incluindo hematologia, psicologia, odontologia e fisioterapia, além de contar com uma agência transfusional e equipamentos essenciais como o doppler transcraniano. Essa gama de serviços tem sido fundamental para o tratamento e bem-estar dos pacientes, como é o caso de Emerson Santos, diagnosticado com a doença falciforme desde recém-nascido.

O sucesso do centro se estende além das fronteiras estaduais, tornando-se um modelo para o atendimento de enfermidades hematológicas benignas em outros países, como Angola. Além disso, o CERPDF tem se dedicado à produção de conhecimento, disseminando boas práticas e conscientização sobre a doença falciforme.

Para os próximos anos, o centro planeja expandir suas operações, estabelecendo mais centros regionais para descentralizar o atendimento e ampliar o acesso ao tratamento. Projetos como o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista e a ampliação do Programa de Doadores Fenotipados demonstram o compromisso contínuo do CERPDF em melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Saúde, o centro está conduzindo um censo para mapear a incidência e o tratamento da doença falciforme no estado, visando desenvolver políticas públicas mais eficazes e prioridades de intervenção.

O primeiro ano de funcionamento do CERPDF marca não apenas um marco importante na saúde pública da Bahia, mas também um passo significativo em direção a um cuidado mais abrangente e acessível para todos os cidadãos afetados pela doença falciforme.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.