Traidor da Pátria – Eduardo Bolsonaro e aliado tentam barrar aproximação entre Trump e Lula nos EUA
Mesmo elogiando publicamente o gesto do ex-presidente americano, deputado e lobista brasileiro atuam nos bastidores para que encontro não se concretize
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde fevereiro, e o lobista Paulo Figueiredo iniciaram uma articulação silenciosa para tentar impedir um eventual encontro entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o repórter Túlio Amâncio, embora ambos tenham usado as redes sociais para elogiar o gesto de Trump — chamando o republicano de “gênio” e sugerindo que se tratava de uma jogada de mestre para colocar Lula em uma “emboscada” —, a dupla já trabalha nos bastidores para minar qualquer possibilidade de aproximação real entre os dois líderes.
A movimentação reforça a contradição do grupo bolsonarista, que tenta manter a narrativa de proximidade com Trump, mas teme que um encontro do ex-presidente norte-americano com Lula enfraqueça o discurso interno no Brasil. Para isso, Eduardo e Figueiredo teriam buscado apoio do senador republicano Marco Rubio, um dos nomes mais influentes do Partido Republicano, na tentativa de barrar o diálogo.
O episódio revela mais um capítulo da disputa geopolítica em torno da imagem de Lula no cenário internacional, em especial junto à direita americana, que vê em Trump uma liderança de referência.



