Governo Lula convoca reunião de emergência após anúncio de sequestro de Maduro por Trump
Ministros e assessores do Palácio do Planalto se reúnem para avaliar cenário internacional, possível invasão da Venezuela e impactos diplomáticos para o Brasil e a América do Sul.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência na manhã deste sábado (3) após a repercussão internacional do anúncio feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que afirmou ter ordenado o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, o encontro reúne ministros, assessores da Presidência e integrantes da área de Relações Exteriores e Defesa para analisar os desdobramentos políticos, militares e diplomáticos da declaração, além das consequências para a estabilidade regional.
A principal preocupação do governo brasileiro é a possibilidade de escalada do conflito na América do Sul, incluindo uma eventual invasão à Venezuela, o que poderia gerar impactos diretos nas fronteiras, fluxos migratórios e nas relações internacionais do Brasil.
Até o momento, o Palácio do Planalto não divulgou nota oficial com posicionamento público, mas interlocutores afirmam que o Brasil deve defender a soberania dos países, a solução pacífica de conflitos e o respeito ao direito internacional.



