Politica

PF pediu afastamento de Bruno Reis na Operação Overclean, mas STF negou

Pedido foi apresentado em 2025; investigação também atribui a ACM Neto suposto papel de liderança em esquema de desvios de recursos públicos

A Polícia Federal pediu, em 2025, o afastamento do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e a realização de busca e apreensão contra ele no âmbito da Operação Overclean. As medidas foram negadas pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou insuficientes os elementos apresentados para justificar o afastamento.

A investigação apura suspeitas de fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e desvio de recursos públicos. Uma das conexões examinadas envolve o empresário Samuel Franco, conhecido como Samuca, apontado pela PF como operador financeiro do grupo e ligado a José Marcos de Moura, o “Rei do Lixo”. Bruno Reis mantém participação societária com Samuca em um empreendimento imobiliário desde 2022. (noticias.uol.com.br⁠, metropoles.com⁠, metropoles.com⁠)

Também foram divulgados relatos sobre o uso, pelo prefeito, de um apartamento no condomínio Bay View, em Barra Grande, na Península de Maraú, registrado em nome de Samuca. Testemunhas afirmaram que Bruno Reis participou da escolha e acompanhou intervenções no imóvel. Esses relatos integram as suspeitas divulgadas e não representam comprovação de propriedade oculta ou de crime.

Em outra frente da Overclean, um relatório da PF atribui a ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, a função de liderança de uma organização suspeita de obter recursos públicos por meio de contratos superfaturados. A avaliação dos investigadores não equivale a condenação judicial.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou favoravelmente ao pedido de busca contra ACM Neto, mas Nunes Marques também rejeitou essa medida. O candidato nega envolvimento em irregularidades e afirma que a divulgação das suspeitas busca interferir na disputa eleitoral. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?