Cidade

Morre aos 82 anos o ex-presidente do TJ-BA Carlos Alberto Dultra Cintra

Desembargador aposentado presidiu o Tribunal de Justiça da Bahia entre 2002 e 2004 e teve trajetória marcada pela atuação no Ministério Público e na Justiça Eleitoral

O desembargador aposentado Carlos Alberto Dultra Cintra morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 82 anos, em decorrência de câncer de pulmão. Natural de Ipirá, no sertão baiano, ele construiu uma trajetória de destaque no Judiciário e no Ministério Público da Bahia.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1967, Dultra Cintra iniciou a carreira como promotor de Justiça, com passagens por Ubatã, Catu e Salvador. Em 1991, foi eleito procurador-geral de Justiça na primeira eleição direta da classe para o cargo no estado.

Em 1994, assumiu o cargo de desembargador pelo quinto constitucional, na vaga destinada ao Ministério Público. À frente do Tribunal de Justiça da Bahia, no biênio 2002-2004, liderou a transferência da sede do órgão para o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e atuou na defesa da independência do Judiciário baiano.

Também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia entre 2004 e 2006, além de ter exercido a vice-presidência da Corte em outros períodos.

Dultra Cintra se aposentou em 2014, após mais de 20 anos na magistratura e outras duas décadas dedicadas ao Ministério Público. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?