Mundo

EUA prometem resposta à condenação de Bolsonaro e avaliam sanções contra Brasil

Secretário de Estado Marco Rubio critica STF, cita Alexandre de Moraes e anuncia possíveis medidas como sanções financeiras, restrições de vistos e tarifas sobre produtos brasileiros

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que Washington deve anunciar, nos próximos dias, medidas de resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à Fox News, Rubio disse ver uma “deterioração do Estado de Direito” no Brasil e classificou o julgamento como parte de uma “campanha de opressão judicial”.

Sem citar nomes, o chefe da diplomacia americana fez referência direta ao ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de perseguir Bolsonaro e tentar impor medidas extraterritoriais contra cidadãos e empresas dos EUA. Segundo ele, “haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar”.

Entre as opções em estudo estão a cassação de vistos, a inclusão da esposa de Moraes, Viviane Barci, na lista de sancionados pela Lei Magnitsky — que pune violadores de direitos humanos —, além da ampliação de tarifas a produtos brasileiros e a revisão de mais de 700 exceções na sobretaxa de 50% aplicada por Washington.

Na semana passada, Rubio já havia chamado o julgamento de Bolsonaro de “caça às bruxas” e disse que os EUA “responderão adequadamente”. O presidente Donald Trump também reagiu à decisão do STF, demonstrando surpresa e insatisfação com a condenação de 27 anos de prisão contra o ex-presidente brasileiro.

Trump afirmou ter acompanhado o julgamento e disse considerar Bolsonaro um “bom presidente e um homem excepcional”, classificando a decisão da Corte brasileira como “terrível” e “muito ruim para o Brasil”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?