Bahia amplia protagonismo no e-commerce com novo Centro de Distribuição do Mercado Livre em Simões Filho
Nova unidade deve gerar 6,5 mil empregos e reforça a posição do estado como principal polo logístico do Norte-Nordeste

A Bahia deu mais um passo para consolidar sua posição de destaque no comércio eletrônico nacional com a inauguração do novo Centro de Distribuição do Mercado Livre, em Simões Filho, nesta terça-feira (21). O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia que marcou a abertura da segunda unidade logística da empresa no estado, um investimento estratégico que promete gerar cerca de 6,5 mil empregos — mil diretos e 5,5 mil indiretos.
Durante o evento, Jerônimo destacou o papel da iniciativa no fortalecimento da economia baiana. “Eu vim aqui para agradecer ao grupo MELI por escolher a Bahia e Simões Filho para alimentar e animar a esperança do povo que vai trabalhar com vocês. É uma alegria ver impostos sendo pagos, empregos com carteira assinada sendo gerados e a Bahia crescendo com responsabilidade”, afirmou o governador.
O novo centro ocupa uma área de 171 mil metros quadrados às margens da BA-093 e conta com dois galpões logísticos modernos. A localização foi escolhida por sua infraestrutura e acesso facilitado a outras regiões do país, conforme explicou o diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre, Luiz Vergueiro. “A Bahia é um estado extremamente importante para atender todo o país, mas principalmente o Nordeste. Essa operação se soma à de Lauro de Freitas para levar os produtos dos vendedores locais e também distribuir os que chegam de outros estados”, destacou.
Com apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fazenda (Sefaz-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Infraestrutura (Seinfra), o empreendimento reforça o papel da Bahia como polo logístico e impulsionador de negócios digitais.
Segundo dados da Neotrust, o estado está entre os cinco com maior volume de pedidos online do país, registrando crescimento superior a 18% entre 2021 e 2023. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Itabuna lideram o ranking de compras pela internet, refletindo o avanço da digitalização e o poder de consumo do povo baiano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, ressaltou que o novo investimento é resultado das estratégias do governo para diversificar a economia e atrair grandes empresas. “A Bahia tem ambiente competitivo, infraestrutura e apoio governamental para receber negócios desse porte. Essa chegada do Mercado Livre simboliza o futuro da economia digital e o compromisso da SDE em gerar oportunidades para o nosso povo”, afirmou.



