Politica

PF aponta ACM Neto como “líder político” de grupo investigado na Overclean

Relatório reproduzido em decisão do STF coloca candidato acima do “Rei do Lixo” na suposta hierarquia política do grupo; ministro Nunes Marques negou pedido de busca contra o ex-prefeito

A Polícia Federal apontou o ex-prefeito de Salvador e candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) como possível “líder político” de uma organização investigada no âmbito da Operação Overclean, segundo reportagem do Valor Econômico. A avaliação dos investigadores aparece reproduzida na decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a décima fase da operação.

De acordo com os elementos atribuídos à investigação, ACM Neto ocuparia posição politicamente superior à do empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, na estrutura sob apuração. A PF identificou 232 chamadas entre ACM Neto e Moura pelo WhatsApp entre agosto e dezembro de 2024. Moura é investigado no esquema e já foi indiciado em apurações relacionadas a corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Os investigadores também analisaram conversas relacionadas a indicações para cargos na Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo o material divulgado pelo Valor, Moura teria afirmado, em uma das mensagens, que precisaria consultar ACM Neto antes da definição de determinadas indicações. Esses elementos integram a linha investigativa da PF e não representam, por si só, uma conclusão judicial de que ACM Neto tenha cometido crimes.

A Polícia Federal chegou a solicitar busca e apreensão contra ACM Neto. A Procuradoria-Geral da República se manifestou favoravelmente à diligência, mas Nunes Marques negou o pedido. Segundo a decisão, os elementos apresentados poderiam ser compatíveis com articulações de natureza política e, naquele momento, não eram suficientes para justificar a medida contra o candidato.

A décima fase da Operação Overclean investiga, entre outros pontos, suspeitas de irregularidades em contratos da Educação de Belo Horizonte. Reportagens anteriores apontaram ACM Neto como um dos principais nomes analisados pela PF nessa frente da investigação.

O que diz ACM Neto

ACM Neto nega participação em irregularidades. Após a divulgação das investigações, o candidato afirmou ser alvo de uma tentativa de interferência no processo eleitoral e classificou as suspeitas divulgadas contra ele como “factoides e insinuações mentirosas”. Sua defesa sustenta que os contatos e articulações mencionados não demonstram participação em atividades criminosas.

A referência a ACM Neto como “líder político” corresponde, portanto, à interpretação atribuída aos investigadores da Polícia Federal, e não a uma condenação ou decisão do STF reconhecendo que ele integre uma organização criminosa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?