Renascido da Ferrugem: Ford Tudor 1930 restaurado será atração no Model A Village, na Serra Gaúcha
Símbolo da engenharia clássica, veículo foi salvo do abandono e restaurado em tempo recorde por equipe catarinense

Símbolo da engenharia clássica, veículo foi salvo do abandono e restaurado em tempo recorde por equipe catarinense; exemplar estará entre os 40 carros em exposição no parque temático de Nova Petrópolis, que abre em dezembro
Quem vê o brilho dos cromados e a pintura impecável do Ford Tudor 1930 mal imagina o estado em que o carro foi encontrado há sete anos: completamente enferrujado, parado, com 60% das peças faltando. Hoje, após um meticuloso processo de restauração, ele é um dos destaques confirmados do Model A Village, parque automotivo temático que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, com inauguração prevista para dezembro de 2025.
O automóvel foi adquirido em Minas Gerais e levado para Concórdia (SC), onde começou sua jornada de renascimento em janeiro de 2018. A restauração foi conduzida por William e Ricardo Matiolo, sócios da Matiolo Mecânica & Restauração, com apoio de uma equipe de 12 profissionais especializados. “O carro chegou totalmente deteriorado. Estava parado há anos, sem rodar, e praticamente sem peças”, lembra William.
O empresário e historiador Ronei Weber, proprietário do veículo, fez diversas viagens internacionais em busca de componentes originais. Dos Estados Unidos vieram partes como radiador, faróis, maçanetas, velocímetro, volante e tampa de tanque. O mercado nacional também ajudou com peças raras, graças ao crescente interesse por carros antigos no Brasil.
A mecânica, embora em condição menos crítica, precisou de reparos. Motor e câmbio foram retificados, e todo o carro foi desmontado, jateado e montado novamente, em um trabalho que priorizou o maior grau de originalidade possível. A nova pintura respeitou a tonalidade original “Blueberry”, um tom marrom-avermelhado que valoriza o design do modelo. Todo o processo levou apenas 12 meses — um feito impressionante para um projeto tão complexo. “Hoje o Tudor está em melhor estado do que quando saiu da fábrica”, garante William.
Lançado entre 1927 e 1931, o Ford Tudor foi um dos sedãs mais populares da linha Model A. Seu nome deriva da expressão inglesa “two-door”, em referência às duas portas. Com capacidade para até cinco passageiros, oferecia acabamento sofisticado e desempenho robusto para a época. Seu motor 3.3 de 4 cilindros entregava 40 cv, e o câmbio manual de três marchas permitia encarar tanto ruas asfaltadas quanto estradas de chão batido.
Entre seus diferenciais, destacam-se os vidros retráteis laterais, isolamento térmico e acústico, além de conforto e elegância raros em carros populares da época. O veículo hoje pertence ao acervo pessoal de Ronei Weber, que mora em Gramado e está finalizando um livro sobre a história do Ford Model A.
Antes da inauguração oficial do Model A Village, o público poderá ver o Ford Tudor 1930 ao vivo durante a Expoclassic 2025, entre os dias 22 e 24 de agosto, em Novo Hamburgo (RS). O parque terá um estande no evento em parceria com o Veteran Car Club local. No Instagram, o projeto pode ser acompanhado pelo perfil @modelavillage.