Cidade

Obras do VLT de Salvador avançam e atingem 18% de execução no Trecho 1

Governador Jerônimo Rodrigues vistoria andamento do projeto e destaca compromisso com o Subúrbio; modal deve transportar até 100 mil passageiros por dia e gerar 2 mil empregos

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram 18% de execução no Trecho 1, que vai da Estação da Calçada até a Ilha de São João. O avanço foi confirmado nesta segunda-feira (21), durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.

Segundo o governador, o progresso representa o compromisso do Estado com a população do Subúrbio Ferroviário. “Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos do PAC e do governo do presidente Lula. Estamos priorizando este trecho, mas as demais frentes de trabalho também estão em curso”, afirmou Jerônimo.

Com aproximadamente 1,6 quilômetro de via permanente já implantado em menos de nove meses, a obra marca um feito inédito no país, de acordo com Lafuente. “Temos uma meta ousada: até dezembro, queremos ter entre 2 e 4 quilômetros prontos para testes com os trens”, acrescentou o diretor.

Ao todo, o sistema do VLT contará com cerca de 36 quilômetros de extensão, 34 paradas e investimento estimado em R$ 5 bilhões. A capacidade prevista é de até 100 mil passageiros por dia, sob responsabilidade da CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O projeto está dividido em três trechos executados por consórcios distintos, permitindo o avanço simultâneo das obras. O Trecho 1, com 16,7 km e 17 paradas, está a cargo do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. O Trecho 2, com 9,2 km entre Paripe e Águas Claras, está sob o Consórcio VLT Lote 2. Já o Trecho 3, que liga Águas Claras a Piatã (10,5 km), é executado pelo Consórcio Bahia Atlântico.

Além de melhorar a mobilidade na capital baiana, o VLT também contribui para a geração de emprego. A expectativa é de que o projeto crie cerca de 2 mil vagas diretas e indiretas no pico das obras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo