Brasil

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias no Brasil

Presidente destaca legado de amor, justiça social e defesa dos pobres deixado pelo pontífice argentino, que faleceu aos 88 anos em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou profundamente a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, 21, em Roma, aos 88 anos. Em sinal de respeito e homenagem, o governo brasileiro decretou luto oficial de sete dias.

Em nota oficial, Lula exaltou a trajetória do pontífice argentino, Jorge Bergoglio, como símbolo de solidariedade e acolhimento. “A humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”, escreveu o presidente. Ele também lembrou a inspiração franciscana do papa e seu compromisso com os ensinamentos cristãos de amor e paz.

Lula destacou que Francisco levou ao Vaticano debates fundamentais, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. O pontífice, segundo o presidente, “mostrou que o modelo econômico atual é responsável por tantas injustiças e desigualdades no mundo”.

O chefe do Executivo ainda relembrou os encontros pessoais que teve com o papa ao lado da primeira-dama Janja, classificando-os como momentos de troca de ideais sobre paz, justiça e igualdade. “Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda”, finalizou.

Francisco faleceu menos de um mês após uma internação para tratar de pneumonia. Mesmo debilitado, chegou a participar de uma missa de Páscoa no Vaticano um dia antes de sua morte. Recentemente, Lula e Janja haviam organizado uma celebração religiosa para rezar por sua recuperação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo