Aliados de ACM Neto entram em desespero com debandada de prefeitos: “Tem gestor que pula do barco”, dispara Elmar Nascimento
Ao lado do ex-prefeito de Salvador, deputado federal tenta conter sangria na oposição e ataca prefeitos que migraram para a base de Jerônimo, elogiando exceção em Nova Viçosa

O clima é de apreensão e desgaste no grupo político liderado por ACM Neto. Em mais um gesto que escancara o desespero com a crescente debandada de prefeitos do interior rumo à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) subiu em um palanque ao lado do ex-prefeito de Salvador e fez um duro desabafo.
Durante um evento político em Nova Viçosa, ao lado da prefeita Luciana Machado (União), Elmar não poupou críticas aos colegas de partido e ex-aliados que decidiram abandonar a oposição em busca de respaldo estadual. “Tem prefeito ruim que acha que deve se render ao governo do Estado para conseguir administrar. Luciana mostra para a Bahia que não”, afirmou o parlamentar, em tom ríspido e visivelmente incomodado.
A fala, recheada de indiretas, foi vista como uma tentativa de estancar a crise que atinge o grupo oposicionista, que vem perdendo musculatura no interior à medida que prefeitos trocam alianças, priorizando a governabilidade em parceria com o Executivo estadual.
Nos bastidores, aliados de Neto já admitem preocupação com o ritmo da reconfiguração política nas cidades baianas. Com as eleições de 2026 no horizonte e a imagem de liderança enfraquecida, o desafio do ex-prefeito será manter a base unida e convencer os que ainda restam a resistir à tentação do alinhamento com Jerônimo.
Para observadores atentos, o elogio público a Luciana Machado tem mais de apelo simbólico do que de força estratégica: é a tentativa de vender uma fidelidade que, na prática, se mostra cada vez mais rara no interior baiano.