Friozinho inusitado marca o início da semana em Salvador
Temperaturas chegaram a 18,9 °C nos últimos dias, mas Defesa Civil descarta frente fria e explica que o fenômeno é típico da estação

Salvador começou a semana com um clima atípico que fez muita gente procurar o cobertor esquecido no armário. Nesta segunda-feira (14), a subestação de Valéria registrou 19,7 °C — um friozinho fora do comum para os padrões da capital baiana.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), as temperaturas mínimas têm se mantido na casa dos 19 °C nos últimos dias. Na quinta-feira passada (10), o bairro de Barro Duro marcou a menor temperatura do ano até agora: 18,9 °C.
Apesar da queda nos termômetros, não se trata de uma frente fria vinda de regiões geladas. “Não estamos vivendo onda de frio”, afirma Alana Matos, coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). Segundo ela, o sistema que está influenciando o clima atual é uma área de baixa pressão atmosférica, conhecida como “cavado”, que está provocando chuvas persistentes.
“A normal climatológica desses meses é mais baixa, entre 19 °C e 20 °C. A sensação térmica está mais fria, principalmente por causa dos ventos, mas ainda assim está dentro do esperado para esta época do ano”, explica Alana.
A previsão para as próximas semanas é de chuvas fracas e contínuas, do tipo que se estende por vários dias, mas sem grandes volumes. Enquanto isso, os soteropolitanos seguem aproveitando o raro clima ameno com casacos leves e cafés quentes.