Politica

Eduardo Bolsonaro defende sanções de Trump ao Brasil após reunião na Casa Branca

Deputado licenciado diz ter sido convidado por autoridades americanas para discutir tarifas e afirma que novas medidas contra o país podem estar a caminho

Washington (EUA) — O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi flagrado nesta quarta-feira (17) saindo da Casa Branca, em Washington, onde afirmou ter participado de uma reunião a convite de autoridades americanas para tratar das recentes reações no Brasil à sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Em entrevista à jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo, Eduardo voltou a defender as medidas protecionistas do ex-presidente Donald Trump e declarou que outras sanções contra o Brasil estão sendo avaliadas pela equipe do republicano, que tenta retornar à presidência nas eleições deste ano.

“É um movimento legítimo de defesa da indústria americana. O Brasil precisa entender que, se quiser competir, precisa jogar pelas regras do mercado. E mais medidas podem vir, caso o governo Lula continue atacando interesses dos Estados Unidos”, declarou o parlamentar, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A presença de Eduardo Bolsonaro em reuniões com autoridades norte-americanas — mesmo sem cargo oficial no governo — reacende o debate sobre o alinhamento político entre bolsonaristas e o núcleo trumpista nos EUA. A visita ocorre em meio à tensão comercial causada pela decisão dos EUA de elevar a tarifa de importação para setores estratégicos brasileiros, como aço, alumínio e produtos químicos.

No Brasil, o governo federal e representantes da indústria manifestaram preocupação com os impactos das medidas, que podem prejudicar a já combalida competitividade do setor produtivo nacional.

Procurado, o Itamaraty não comentou a visita de Eduardo à Casa Branca.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?