Trabalhadores da limpeza anunciam greve em Salvador a partir de domingo (1º)
Paralisação por tempo indeterminado foi aprovada após sete rodadas de negociação sem acordo e poderá afetar a coleta de lixo na capital.
Os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana de Salvador poderão sofrer alterações a partir do próximo domingo, 1º de novembro. O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (SindilimpBA) anunciou uma greve por tempo indeterminado, aprovada pela categoria em assembleia.
Segundo a entidade, a decisão ocorreu após sete rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2026/2027 sem consenso entre representantes dos trabalhadores e das empresas responsáveis pelos serviços.
As reivindicações incluem o pagamento do adicional de insalubridade, a definição da data-base e a correção dos salários. O sindicato afirma que a ausência de avanços nas negociações motivou a aprovação da paralisação como forma de pressionar as empresas.
Caso não haja entendimento antes do início do movimento, a greve poderá provocar atrasos na retirada de resíduos e acúmulo de lixo em ruas e outros espaços públicos da capital baiana.
O SindilimpBA informou que pretende manter os serviços considerados essenciais durante a mobilização. A entidade também afirmou que permanece disponível para retomar as negociações com as empresas.



