Pai com deficiência visual acompanha o parto da filha por meio de narração sensível no Hospital Santo Amaro, em Salvador
Emocionado, pai com deficiência visual vivencia o nascimento da filha com o apoio de uma equipe médica que descreveu cada detalhe do parto, promovendo inclusão e humanidade no Hospital Santo Amaro, em Salvador.

Na manhã de hoje (4 de julho), uma cena emocionante marcou o centro obstétrico do Hospital Santo Amaro, unidade da Fundação José Silveira, no bairro da Federação. Durante o nascimento da pequena Elisabeth, seu pai, Tiago Anselmo Pereira Maciel, que é deficiente visual, pôde vivenciar cada momento do parto por meio de uma experiência sensorial única, conduzida com sensibilidade pelo médico obstetra responsável, Dr. José Tavares.
Thiago perdeu a visão em decorrência do agravamento de um glaucoma. Ao tomar conhecimento da sua condição durante o pré-natal, o médico decidiu tornar o procedimento ainda mais inclusivo e significativo. “Narramos com detalhes os sinais da dilatação, os movimentos da equipe, a posição do bebê, até o momento exato em que trouxemos Elisabeth ao mundo”, explicou Tavares.
Para Thiago, a experiência foi impactante. “Eu e minha esposa nos emocionamos muito, foi tudo lindo e maravilhoso”, declarou. Mãe e bebê passam bem e, em breve, irão receber alta hospitalar.
_Compromisso com a vida_
O Hospital Santo Amaro é referência em assistência humanizada e acolhimento às famílias, realizando partos que respeitam a individualidade de cada paciente. A ação da equipe reflete o compromisso da Instituição com a inclusão e com o cuidado centrado nas pessoas.