BRT Salvador Completa 2 Anos com Crescente Adesão, Mas Sustentabilidade Ainda é um Desafio
Com mais de 18 milhões de passageiros transportados, o BRT Salvador enfrenta críticas por seu impacto ambiental
O BRT Salvador comemorou nesta segunda-feira (30) dois anos de operação, acumulando mais de 18 milhões de passageiros transportados e consolidando-se como uma importante opção de mobilidade na capital baiana. Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) mostram que o número de usuários continua crescendo, com um aumento de 107% no último mês em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, enquanto o BRT otimiza o deslocamento dos soteropolitanos, o modal enfrenta críticas por depender exclusivamente de veículos movidos a combustíveis fósseis, agravando as emissões de gases poluentes. Embora Salvador esteja em processo de captação de financiamento junto ao Banco Mundial para adquirir quase 100 ônibus elétricos, hoje a cidade ainda opera com uma frota inteiramente a combustão.
“A eficiência do BRT em termos de deslocamento é indiscutível, mas o impacto ambiental é uma preocupação crescente. A única solução sustentável para esse modal é a eletrificação da frota ou a substituição dos ônibus por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que oferecem um transporte ainda mais eficiente e limpo”, afirmam os especialistas consultados sobre o tema mobilidade urbana.
No entanto, a prefeitura de Salvador não mostra compromisso da gestão com a sustentabilidade: Uma das saídas para esse empasse seria o financiamento para modernizar a frota, com a previsão de que pelo menos 30% dos ônibus do BRT Salvador sejam elétricos no futuro. Essa é uma prioridade para a redução das emissões de CO₂ e transformar o sistema de transporte com práticas mais sustentáveis.
A migração para veículos elétricos é vista como um passo crucial para Salvador, que já está na rota para se tornar uma cidade mais sustentável. No entanto, a transição completa exige investimentos robustos e soluções que vão além da eletrificação, como a implementação de um sistema VLT, mais eficiente e menos poluente a longo prazo.