DEIC desmantela rede criminosa com apreensão de drogas e armas, atingindo marco de 800 prisões em 2024
O Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) intensifica operações no estado, resultando na apreensão de quase uma tonelada de drogas e 54 armas em 14 meses, com 67% dos casos investigados já solucionados.
O Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), criado em julho de 2023, continua a ampliar sua atuação no combate à criminalidade na Bahia. Em apenas 14 meses, o departamento apreendeu cerca de uma tonelada de drogas e 54 armas de fogo. Além disso, foram realizadas 40 operações em 2024, culminando na prisão de mais de 800 pessoas, sendo 864 capturadas entre janeiro e agosto, 84 delas com mandados de prisão.
O delegado Thomas Galdino, titular do DEIC, destacou o empenho das equipes: “O DEIC realizou cerca de 40 ações de combate à criminalidade este ano, em todo o estado. Parabenizo nossas equipes que realizaram um trabalho efetivo na segurança pública baiana.”
Ao longo de 2024, o departamento remeteu 1.406 inquéritos à Justiça, com uma taxa de 67% de casos elucidados. O DEIC é composto por diversas unidades especializadas, incluindo as delegacias de Repressão a Furtos e Roubos, Proteção ao Turista, Crimes Ambientais e a Coordenação de Crimes Contra Instituições Financeiras.