EsporteFutebol

Campeonato Baiano de Futebol 2024: Combate ao Racismo Intensifica-se nas Partidas Finais

As partidas finais do Campeonato Baiano de Futebol 2024 estão prestes a receber não apenas os fervorosos torcedores, mas também uma poderosa mensagem de combate ao racismo. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Federação Bahiana de Futebol, intensificará sua campanha de conscientização durante os embates que decidirão o campeão estadual entre Bahia e Vitória.

O objetivo é claro: alertar não apenas os torcedores, mas também os jogadores e árbitros sobre a gravidade dos atos de preconceito e discriminação racial, crimes que acarretam punições previstas em lei. Ângela Guimarães, titular da Sepromi, ressalta a importância dessa iniciativa, destacando que episódios de racismo nos estádios são recorrentes e exigem uma resposta firme da sociedade civil e das instituições esportivas.

Os números não mentem: o último Relatório da Discriminação Racial no Futebol revelou um aumento alarmante de 50% nos casos de racismo durante a temporada de 2022, totalizando 233 incidentes. Diante desse cenário preocupante, a campanha liderada pela Sepromi e apoiada pela Federação Bahiana de Futebol ganha ainda mais relevância, reforçando a mensagem de que a discriminação racial não pode ser tolerada e deve ser combatida com vigor.

Portanto, enquanto Bahia e Vitória se enfrentam nos dias 31 de março, no Barradão, e 7 de abril, na Arena Fonte Nova, os olhos do mundo do futebol estarão não apenas voltados para o espetáculo dentro de campo, mas também para a importante batalha contra o racismo, rumo a um esporte mais inclusivo e diverso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.