Bahia

Bahia fortalece combate à corrupção com criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção

Nesta sexta-feira (29), um marco importante foi estabelecido na Bahia com a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), um passo significativo na luta contra a criminalidade e a defesa dos recursos públicos. Instituída por decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a Deccor surge como uma resposta decisiva para crimes cometidos através de contratações lesivas ao erário público.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que a criação da Deccor é parte integrante de uma reestruturação abrangente nas forças de segurança, iniciada no ano anterior, representando um reforço crucial no enfrentamento ao crime organizado na região. “Esta nova unidade especializada fortalecerá nossas investigações sobre lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e corrupção no âmbito do serviço público”, afirmou Werner.

A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, enfatizou o significado da nova delegacia tanto para os cidadãos quanto para o Estado. “A criação de uma delegacia especializada no combate à corrupção é uma conquista não apenas para os baianos, mas também para a Polícia Civil. Esta delegacia estará concentrada na repressão aos crimes de corrupção em geral, com foco especial na recuperação e bloqueio de ativos provenientes de atividades ilícitas”, explicou Brito.

A Deccor, sob a liderança da delegada Larissa Laje, estará vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), parte do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO).

Além disso, a nova Delegacia contará com a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco, promovendo uma abordagem conjunta e eficiente no enfrentamento desses delitos.

A criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção integra a maior reestruturação da Segurança Pública na Bahia, iniciada em 2023, e se alinha a outras iniciativas recentes que visam otimizar as operações e atividades administrativas da polícia judiciária, tornando-as mais modernas e adaptadas à realidade contemporânea.

Essa nova estrutura da Polícia Civil baiana inclui a criação de outras unidades e departamentos, como a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), pioneira no país, que sucedeu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.