Mundo

Secretário de Estado dos EUA critica Israel e pede aumento da ajuda humanitária para Gaza

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, elevou o tom das críticas contra Israel, enfatizando a gravidade da situação humanitária enfrentada pelos palestinos na Faixa de Gaza. Em declarações recentes, Blinken ressaltou que “100% da população de Gaza enfrenta níveis severos de insegurança alimentar grave”, marcando um marco sem precedentes na classificação de uma população nesses termos.

As críticas de Blinken surgem no momento em que Israel enfrenta um julgamento na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, por possíveis crimes de genocídio. No mesmo dia, o governo israelense fez um apelo à CIJ, solicitando que não fosse obrigado a permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza, classificando o pedido como “moralmente repugnante”.

A pressão internacional sobre Israel aumentou consideravelmente após a morte de mais de 100 palestinos em uma fila por comida, intensificando as preocupações sobre a conduta do país na região. Um relatório recente das Nações Unidas alertou que metade da população de Gaza vive em uma situação humanitária “catastrófica”, com o temor de que a fome se alastre para a parte norte do território já em maio.

Diante desse cenário alarmante, Antony Blinken anunciou planos de viajar à Arábia Saudita e ao Egito nos próximos dias para continuar as negociações sobre uma possível trégua em Gaza e a ampliação do acesso à ajuda humanitária. Enquanto isso, Israel nega veementemente as acusações de genocídio, argumentando que suas ações visam proteger vidas inocentes na região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.