Politica

Escândalo Revelado: Bolsonaro Indiciado por Fraude em Certificados de Vacinação

Após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal (PF), surge um escândalo que abala a política brasileira. O depoimento do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, implicou Bolsonaro diretamente na fraude de seus próprios certificados de vacinação contra a Covid-19, e também os de sua filha, Laura Bolsonaro, de apenas 12 anos. O advogado de defesa do ex-presidente, Fabio Wajngarten, criticou o “vazamento” da informação do indiciamento, alegando falta de procedimentos técnicos e imparcialidade midiática.

O indiciamento, ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu Bolsonaro, Cid e outras 15 pessoas. O relatório da PF revelou detalhes chocantes, incluindo a confirmação de Mauro Cid de que Bolsonaro ordenou pessoalmente as inserções de dados falsos nos certificados de vacinação. Além disso, descobriu-se que os documentos foram emitidos a partir do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, antes da viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos.

O inquérito buscava esclarecer se dados de vacinação de parentes de Bolsonaro foram forjados. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa da família Bolsonaro e seis prisões foram realizadas, incluindo ex-funcionários e o militar Ailton Gonçalves Barros, que concorreu a deputado estadual. As investigações apontam para a emissão de quatro certificados, sendo três em dezembro de 2022 e outro no mesmo dia em que Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos. Este escândalo lança uma sombra sobre a administração passada e levanta questões cruciais sobre a integridade do sistema de saúde pública e a conduta de altos funcionários do governo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.