Bahia

Governo do Estado intensifica ação contra a dengue em Vitória da Conquista com uso do fumacê

Diante do significativo aumento de 1.100% nos casos de dengue comparado ao mesmo período de 2023, o Governo do Estado anunciou uma nova ação para combater a proliferação do Aedes aegypti em Vitória da Conquista. O uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, será liberado, com o deslocamento de oito veículos para o município na próxima segunda-feira (26), iniciando o ciclo de pulverização na terça-feira (27).

A medida, considerada por especialistas como a última barreira de defesa contra a dengue, já foi adotada entre agosto e novembro de 2023. A cidade registrou alarmantes 1.560 casos da doença até a sétima semana epidemiológica de 2024, contrastando com os 130 casos notificados no mesmo período do ano anterior.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância de uma abordagem integrada para o controle do vetor. Ela alertou para a dependência excessiva do fumacê, ressaltando que as prefeituras devem intensificar a limpeza urbana e fortalecer a mobilização da sociedade antes de recorrer a esse recurso, visando uma gestão proativa no combate à doença.

A situação da infraestrutura de saúde municipal também foi destacada, com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual atendendo 61% dos pacientes classificados como azul ou verde em 2023, desviando casos que deveriam ser acolhidos nos postos de saúde municipais. A secretária enfatizou a necessidade de revisão nas estratégias de controle de vetores e melhoria na infraestrutura de saúde, destacando que o combate à dengue requer um compromisso duradouro com a prevenção, educação e cuidados primários de saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.