Politica

Manifestação Pró-Bolsonaro reúne lideranças políticas em meio a investigações

A manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocada por ele próprio para o próximo dia 25 na Avenida Paulista, em São Paulo, promete ser um evento de peso, reunindo parlamentares aliados do ex-chefe do Executivo. Entre os confirmados estão o líder da bancada ruralista, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), e ex-ministros como Ricardo Salles (PL-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI).

O ato ocorre em meio às investigações da Polícia Federal que apontam a atuação de Bolsonaro no planejamento de um golpe de Estado para se manter no poder. Apesar disso, há uma expectativa entre membros da oposição ao governo Lula (PT) no Congresso Nacional de que o evento terá uma grande participação de parlamentares.

Uma lista divulgada em grupos bolsonaristas mostrou cerca de 60 deputados federais confirmados de partidos como PL, PP, União Brasil, Republicanos e Podemos, sendo todos eles nomes da oposição. PP, União Brasil e Republicanos, apesar de integrarem a base do governo de Lula, possuem representantes na Esplanada dos Ministérios e parlamentares que são da oposição ao petista.

O líder da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion, afirma que mais de 50 parlamentares, entre deputados federais e estaduais, além de senadores, deverão comparecer ao ato. Também são esperados prefeitos, como Ricardo Nunes (MDB), e governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Em entrevista à Folha, Lupion destacou a importância do ato para Bolsonaro, afirmando ser um compromisso como aliado político. No entanto, ressalta que sua participação ainda não está “100% confirmada”. Outros ex-ministros, como Ricardo Salles e Ciro Nogueira, expressaram apoio ao ex-presidente e confirmaram presença.

Apesar da mobilização, algumas figuras importantes do governo Bolsonaro não devem participar, como as senadoras Damares Alves e Tereza Cristina, além do ex-vice Hamilton Mourão. Um aliado de Bolsonaro ressalta que a presença de parlamentares será crucial para medir o apoio do ex-presidente entre aliados e a população em geral.

O ato, marcado pela convocação de Bolsonaro em vídeo, tem o objetivo de defender-se das acusações recentes. Parlamentares bolsonaristas justificam a participação alegando perseguição contra o ex-presidente e enfatizando a importância de demonstrar apoio neste momento. O evento é considerado pelos participantes como uma forma de mostrar solidariedade diante do cenário político atual.

Com expectativas de ser o evento com maior participação de parlamentares ligados a Bolsonaro, a manifestação busca, segundo os participantes, evidenciar que o ex-presidente ainda conta com amplo apoio, desafiando as investigações em curso. A presença massiva de parlamentares é vista como uma resposta à pressão popular pelo ato, onde a ausência sem uma justificativa aceitável pode resultar em críticas nas redes sociais por parte dos apoiadores de Bolsonaro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.