Cidade

Energético para aguentar a folia? Médica alerta para uso excessivo e mistura de bebidas

Durante o Verão, para aguentar os dias de folia, muitas pessoas recorrem a bebidas energéticas para buscar mais empolgação e energia para passar as festas. A bebida promete reduzir a fadiga e melhorar o estado de vigília, possibilitando horas de atividades e, por isso, é consumida com frequência em festas, baladas, antes de praticar atividades físicas competitivas ou dirigir no período noturno. Mas, será que as substâncias contidas nos energéticos podem acarretar danos à saúde?

Segunda a Dra. Paola Smanio, cardiologista e gestora médica do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia, os energéticos estimulam receptores responsáveis pela vasoconstrição coronária e circulação periférica. No coração, seus efeitos podem causar aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos (ou frequência cardíaca).

A cafeína e outros componentes dos energéticos liberam na corrente sanguínea substâncias estimulantes, como adrenalina e noradrenalina, propiciando o aumento da frequência cardíaca e o vasoespasmo coronário (afilamento abrupto dos vasos sanguíneos do coração), e pode resultar até em infarto do miocárdio, principalmente em quem já tiver obstruções nas artérias coronárias – que irrigam o coração.

“A cafeína, em pequenas doses, não é nociva ao coração. Por exemplo, uma xícara de café contém aproximadamente 95 mg de cafeína. Pequenas doses, em geral, não costumam causar arritmias, mas aumentam a frequência cardíaca em torno de 5 a 10 batimentos por minuto. Há alguns energéticos no mercado que contêm doses superiores a 400 mg de cafeína, que se ingeridos em grandes quantidades, podem desencadear sintomas como nervosismo, tensão, insônia e desidratação. Além disso, o excesso de cafeína tende a acelerar o coração e, em alguns casos, causar espasmos nas artérias, podendo acarretar danos mais severos como o infarto, além de tonturas e desmaios”, explica a cardiologista.

Mistura perigosa  – Outro grande perigo está na mistura de energético com bebidas alcoólicas. “A mistura pode causar danos à saúde e confusão no cérebro, já que o álcool age como relaxante, promovendo sono, enquanto o energético é estimulante. Mais um ponto importante é que pessoas com problemas cardiovasculares não deveriam consumir energéticos, pois isso pode aumentar o risco de eventos cardíacos como angina, infarto e arritmia cardíaca”, ressalta a médica.

Quais sintomas devem ser observados após a ingestão dessa substância?  – Após a ingestão de energético, alguns sinais podem indicar problemas como a sensação de estar ofegante – pois pode elevar a frequência respiratória –, coração acelerado (taquicardia), palpitações, coração fora do seu ritmo normal (arritmias) e até dor no peito, decorrente de uma constrição das artérias que irrigam o coração. Os energéticos também podem gerar nervosismo, desidratação, insônia e tremores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.