O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou, nesta segunda (4), a cidade de Bucha, alvo de um massacre durante a ocupação das forças russas. Cerca de 410 corpos foram achados em territórios na região de Kiev, capital ucraniana.
Em Bucha, aproximadamente 280 estavam em valas comuns. A Rússia nega ter matado civis na cidade de Bucha. “Rejeitamos categoricamente todas as acusações”, disse hoje o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov.
Para o presidente ucraniano, os soldados russos são “assassinos, torturadores, estupradores, saqueadores”. Segundo relatos de membros do governo, Zelensky conversou com moradores durante sua passagem por Bucha e disse que a Rússia cometeu crimes de guerra e genocídio na Ucrânia, mas ainda considera possíveis as negociações para o fim da guerra, que hoje chegou ao seu 40º dia. Na visita, o presidente disse que era importante a presença da imprensa no local para mostrar “ao mundo o que estava acontecendo” em Bucha. “[Mostrar] o que as forças russas estavam fazendo, o que a Federação Russa estava fazendo na pacífica Ucrânia.”⠀ ⠀